handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar


Categoria
Projetos PICITExt 2024-2025

Título: ASMA NA INFÂNCIA: CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA, FUNCIONAL E ESTRUTURAL DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Resumo: A asma é uma afecção respiratória muito predominante em crianças. Dor no peito, tosse e falta de ar são alguns sintomas. A sibilância é o principal sintoma, causada pela broncoconstrição que ocorre devido a contração da musculatura lisa, pela inflamação da parede brônquica e pela presença de secreção liberada neste processo. Isso aumenta a resistência das vias aéreas e dificulta a saída de ar dos pulmões, causando um distúrbio obstrutivo. Pode-se notar padrão de hiperventilação durante exacerbação. Vírus e alérgenos são alguns fatores externos que podem desencadear uma cascata inflamatória e o estreitamento das vias aéreas. Durante as tarefas do dia a dia pode causar cansaço constante e diminuição das atividades recreacionais, impactando a qualidade de vida da criança. Objetivos são caracterizar as condições clínicas, funcionais e estruturais dos pacientes pediátricos com diagnóstico de asma em relação a função pulmonar, ultrassonografia pulmonar e diafragmática, condicionamento físico e qualidade de vida. Trata-se de um estudo observacional, transversal, descritivo e exploratório. Os pacientes serão recrutados por meio de ampla divulgação. Os dias de coleta serão realizados conforme a aderência e disponibilidade dos participantes. Ao final, os pacientes receberão os dados obtidos nos exames, a oportunidade de tratamento médico e fisioterapêutico; bem como um manual para manejo da asma. Realizar avanços científicos sobre a caracterização dos pacientes pediátricos asmáticos e realizar estratégias de educação em saúde por meio de manual. 
Coordenadora: ADRIANA CAROLINA MARQUES FERREIRA
E-mail: adriana.carolina@usf.edu.br 
Currículo lattes: clique aqui.


Título: INVESTIGAÇÃO DE REDES MOLECULARES EM DOENÇAS CRÔNICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TERAPIAS

Resumo: As doenças crônicas representam um desafio significativo para a saúde pública, impondo um ônus substancial nos sistemas de saúde e afetando famílias, comunidades e economias. Entre elas, destacam-se a artrite reumatoide, psoríase e diversos tipos de câncer, impactando milhões globalmente. Compreender os mecanismos subjacentes a essas doenças é essencial para desenvolver novas terapias eficazes. Esta pesquisa se concentra na investigação das redes moleculares associadas a doenças crônicas, como artrite reumatoide, psoríase e vários tipos de câncer, visando o desenvolvimento de tratamentos inovadores. A abordagem inovadora deste estudo reside na utilização de ferramentas de bioinformática para analisar as sequências de nucleotídeos e as características das proteínas associadas às doenças estudadas. Métodos avançados de modelagem tridimensional e análise de interações moleculares serão empregados para identificar alvos terapêuticos potenciais e biomarcadores relevantes. Espera-se que os resultados contribuam para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e personalizadas, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes afetados por essas doenças debilitantes.
Coordenadora: ALINE SAMPAIO CREMONESI
E-mail: a.sampaio@usf.edu.br
Currículo lattes: clique aqui.


Título: ABORDAGENS BIOPSICOSSOCIAIS EM AFECÇÕES MUSCOESQUELÉTICAS

Resumo: As afecções musculoesqueléticas são hoje o principal motivo da busca de tratamento fisioterapêutico ambulatorial, sendo comumente relatadas por diversos grupos populacionais e associada a processos fisiológicos. Considerando o contexto dessas doenças, se destacam por incidência e prevalência a osteoartrite e as dores na região cervical e pescoço. A osteoartrite é uma das doenças reumáticas mais prevalentes na população e está associada ao envelhecimento e crescentes índices de obesidade. Dor no pescoço é muito comum em todas as populações, principalmente nas mulheres. Ela pode estar associada à radiculopatia cervical, descrita como uma dor irradiada para os membros superiores. Pacientes com esse tipo de dor, apresentam uma amplitude de movimento significativamente reduzida. Nos casos destas doenças, a principal característica no quadro clínico é a dor crônica. Diversos fatores explicam o quadro clínico destes pacientes com foco geralmente voltado para o aspecto físico da doença. Mas para um olhar integral e humanizado sobre esse, é necessário entender o seu quadro psicossocial. Fatores como ansiedade, depressão, medos e prévias concepções contribuem para o aumento da intensidade da dor nesses indivíduos. Nesse sentido, o objetivo deste grande estudo clínico em diferentes grupos populacionais é de avaliar as estratégias de abordagens biopsicossociais na melhora da intensidade de dor, qualidade de vida e funcionalidades desses indivíduos. Dessa forma, serão realizados dois grandes estudos em pacientes com osteoartrite de joelho, e cervicalgias se utilizando de exercícios, técnicas de terapia manual, e complementando com abordagens biopsicossociais como educação em dor, técnicas de relaxamento e enfrentamento de dor. As avaliações utilizadas antes e após os protocolos de tratamento serão através da Escala Numérica de Dor, questionário de funcionalidade e qualidade de vida, testes funcionais como o Sit to stand test, Timed Up and Go test, testes para aptidão cardiorrespiratória, força, mobilidade articular e demais questionários direcionados para desfechos secundários.
Coordenador: ANDRÉ CABRAL SARDIM
E-mail: andre.sardim@usf.edu.br
Currículo lattes: clique aqui.

Título: UTILIZAÇÃO DE COMPOSTOS NATURAIS NOS TRANSTORNOS MENTAIS

Resumo: O aumento dos distúrbios mentais e o consequente crescimento das prescrições de psicotrópicos ressaltam a urgência de encontrar alternativas terapêuticas mais eficazes e com menos efeitos colaterais. Cerca de 1 em cada 8 pessoas no mundo sofre de algum transtorno mental, com números ainda mais alarmantes após a pandemia de COVID-19. Além disso, o uso abusivo de substâncias como os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) é uma preocupação crescente. Os psicofármacos, embora amplamente utilizados, frequentemente resultam em efeitos colaterais intoleráveis, levando à baixa adesão ao tratamento. Portanto, há um interesse crescente no estudo de produtos naturais como alternativas terapêuticas, que muitas vezes apresentam mecanismos de ação diferentes ou menores efeitos adversos. Objetivo: este projeto visa avaliar a eficácia e a adesão terapêutica de compostos naturais em transtornos mentais, preenchendo uma lacuna na pesquisa nessa área. Metodologia: serão realizados dois estudos: um investigando fitoterápicos no tratamento da ansiedade e outro examinando o uso de DEFs e sua relação com transtornos ansiosos. Os participantes serão recrutados voluntariamente e submetidos a questionários e avaliações específicas. Conclusão: Espera-se que os resultados ajudem a compreender melhor a resposta terapêutica desses compostos naturais e sua viabilidade como opções de tratamento, além de contribuir para uma abordagem mais informada e eficaz dos transtornos mentais, minimizando os efeitos adversos dos tratamentos convencionais. 
Coordenadora: CAMILLA NICOLUCCI
E-mail: camilla.nicolucci@usf.edu.br 
Currículo lattes: clique aqui.


Título: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES E ADULTOS SOBRE OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Resumo: No mercado atual, existem diferentes tipos de métodos contraceptivos, entre os métodos podemos citar, a barreira física como uso de preservativos ou camisinha os hormônios tendo como maior exemplo os anticoncepcionais. A primeira pílula anticoncepcional surgiu em 1960, nos Estados Unidos, porém o comércio da pílula teve início no Brasil em 1962. Tendo como objetivo inibir a ovulação, impedindo a liberação do óvulo, prevenindo a gravidez não planejada e auxiliando no ciclo menstrual. Sabe-se que cerca de 20 a 30% das mulheres recorrem ao uso indiscriminado do contraceptivo de emergência, o que é considerado um hábito nocivo à saúde. Desde então vem sendo utilizado de forma desordenada principalmente por adolescentes e jovens. O presente projeto tem como objetivo compreender como os adolescentes e jovens adultos se comportam e entendem estes diferentes tipos de métodos contraceptivos. A pesquisa será realizada utilizando google formulário, com adolescentes e jovens adultos, sendo que para isto serão utilizadas as redes sociais para ter o maior alcance possível. A partir dos resultados encontrados será possível levantar quais são as estratégias utilizadas, como o público se comporta, para que futuramente haja uma melhor conscientização desta população que muitas vezes utilizam os métodos contraceptivos de forma incorreta.
Coordenadora: DAISY MACHADO
E-mail: daisy.machado@usf.edu.br 
Currículo lattes: clique aqui.

Título: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumo: Com a disposição de melhorar a participação no mercado e se adequar às grandes rápidas transformações no perfil de consumo, as empresas procuram se destacar das demais investindo no desenvolvimento e pesquisa em novos produtos com inovações tecnológicas alinhadas à sustentabilidade. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030 estão fortemente presentes no modelo de negócio de muitas empresas que buscam impactar de forma positiva as comunidades, consumidores, fornecedores e o planeta. Os ODS estão organizados em três dimensões: econômica, social e ambiental, que reúnem metas e estratégias a serem trilhadas para promover o seu alcance. Em se tratando de produtos para saúde, beleza e bem-estar, o setor de pesquisa e desenvolvimento se enquadra nesse conceito por investir em inovações para conseguir suprir as necessidades do mercado. Uma das inovações de grande repercussão desse processo está relacionada ao aumento na procura de produtos baseados na utilização de insumos e processos que causam menor impacto ambiental e oferecem menos risco aos consumidores. Neste projeto são apresentadas propostas a pesquisa e desenvolvimento produtos para saúde e que remetem ao autocuidado, beleza e bem-estar atrelados aos preceitos dos ODS. O projeto proposto visa produzir formulações eco-amigáveis, com uso de ingredientes eco-certificados. O estudo da replicabilidade farmacotécnica das formas a serem desenvolvidas possibilitará a transferibilidade em escalas magistral e industrial. Serão realizados testes para avaliar a qualidade física, físico-química e microbiológica; análise sensorial, avaliação da aceitabilidade (apreciabilidade) dos produtos desenvolvidos e finalmente oferecer contribuições para a promoção da saúde e preservação do meio ambiente.
Coordenadora: IARA LÚCIA TESCAROLLO
E-mail: iara.dias@usf.edu.br
Currículo: clique aqui.


Título: REDE DE ENFRENTAMENTO E CONTROLE E CONTROLE DE DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA

Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui a porta de entrada no sistema de saúde para população. Por estar mais próxima a comunidade, e´ considerada um ambiente ideal para promoção da saúde, prevenção de doenças e enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como por exemplo obesidade, hipertensão e diabetes. A APS é muito importante para atingir objetivos como o enfretamento da obesidade que é um dos problemas de saúde pública mais discutidos atualmente. O combate a obesidade exige estratégias de fortalecimento de ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade na atenção primária em conjunto com estratégias eficazes de gestão, monitoramento e avaliação. A Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade norteia as ações do governo brasileiro, e apresenta como objetivo promover a reflexão e fomentar a implementação da estratégia pelos diversos setores que compõe a Câmera Intersetorial de Segurança Alimentar (CAISAN), essas ações são importantes para elaboração de diretrizes para o enfrentamento do cenário epidemiológico atual e do problema social com grandes efeitos sobre a saúde e qualidade de vida dos brasileiros. O projeto tem como objetivo principal avaliar o consumo alimentar, a prevalência de distúrbios nutricionais e seus fatores associados em usuários de uma estratégia de saúde de Saúde da Família de Bragança Paulista. Dentre os objetivos específicos, busca-se avaliar padrão alimentar dos usuários e suas principais fontes alimentares; analisar a associação do consumo alimentar e os distúrbios alimentares presentes na amostra; descrever o perfil nutricional dos pacientes atendimentos no local associá-los com dados antropométricos (altura, peso, circunferência da cintura, circunferência do quadril e circunferência do braço) e analisar a associação entre a insegurança alimentar, estado nutricional e consumo alimentar dos usuários cadastrados no serviço. Trata-se de um estudo com delineamento transversal, cuja coleta de dados acontecerá na Unidade Escola parceira da Universidade São Francisco na cidade de Bragança Paulista - SP. Os usuários que aceitarem participar da pesquisa serão colhidas informações durante a consulta nutricional de rotina sobre dados pessoais, socioeconômicos, questões de saúde e nutricionais (Questionário de Frequência Alimentar; Recordatório de 24h e Questões referentes ao acesso a alimentos) e avaliação do estado nutricional por meio da avaliação antropométrica. A pesquisa espera conscientizar e contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar, não só dos participantes individualmente, mas da comunidade em que eles estão inseridos, contemplando a ODS 3 – Saúde e Bem-Estar –assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. 
Coordenadora: JÉSSICA CUPIAN SILVA
E-mail: jessica.cumpian@usf.edu.br 
Currículo: clique aqui.


Título: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTI FORMAÇÃO DE BIOFILME DOS PRODUTOS NATURAIS

Resumo: Este projeto foca na investigação do potencial antibacteriano e anti-formação de biofilme de compostos naturais, especificamente quercetina, ácido gálico, curcumina e epigalocatequina. O contexto da pesquisa é a crescente resistência bacteriana aos antibióticos convencionais e a formação de biofilmes, que representam desafios significativos no tratamento de infecções. O estudo visa determinar a eficácia destes compostos naturais contra várias cepas bacterianas, incluindo aquelas resistentes a antibióticos, e avaliar sua capacidade de inibir a formação de biofilmes. Os objetivos incluem a seleção de cepas bacterianas relevantes, a avaliação in vitro da atividade antibacteriana dos compostos através da determinação da CIM e CBM, a análise do impacto desses compostos na formação e dispersão de biofilmes e a avaliação da possível sinergia entre os compostos e os antibióticos convencionais. Este estudo tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas no combate à resistência bacteriana e à formação de biofilmes.
Coordenadora: MARISA CLAUDIA ALVAREZ DE PRAX
E-mail: marisa.prax@usf.edu.br 
Currículo: clique aqui.


Título: ESTUDO DE PARÂMETROS FÍSICOS E ASPECTOS PRÁTICOS DOS AGENTE ELETROFÍSICOS NA FISIOTERAPIA

Resumo: Os agentes eletrofísicos fazem parte dos recursos terapêuticos da fisioterapia, sendo considerados recursos auxiliares no processo de recuperação física e funcional nas áreas de traumato-ortopedia, neurologia, pneumologia e dermatofuncional. Como parte destes agentes eletrofísicos, a Eletroestimulação Neuromuscular (EENM) se trata da ativação dos músculos por meio de estímulos elétricos. A fotobiomodulação (FBM) pode ser um recurso eficaz para reduzir a inflamação e o edema, induzir analgesia e promover a cura em uma variedade de patologias musculoesquelética. Este projeto tem como objetivo comparar diferentes tipos de eletrodos de EENM e diferentes potências de laser na FBM, na efetividade para geração de força muscular e controlar a dor em pacientes com osteoartrite respectivamente. Ensaio clínico randomizado. Esse estudo será dividido em duas partes: uma avaliará a qualidade da contração muscular induzida eletricamente em indivíduos saudáveis, comparando 2 tipos de eletrodos; e a outra avaliará doses de energia e potências diferentes de laser para o tratamento da osteoartrite de joelho. Espera-se que o eletrodo carbono silicone atinja maior eficiência, produzindo um torque maior e, espera-se que a fotobiomodulação associada aos exercícios de equilíbrio promova ao paciente com OAJ melhora significativa principalmente na diminuição da dor e melhora da qualidade de vida.
Coordenador: RICARDO LUÍS SALVATERRA GUERRA
E-mail: ricardo.guerra@usf.edu.br 
Currículo lattes: clique aqui.