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Iniciação Científica

Cidadania e Direitos Humanos


Categoria
Projetos PICITExt 2024-2025

Título: A CONSCIENTIZAÇÃO HISTÓRICA COMO INSTRUMENTO DE COLONIZAÇÃO NO PROCESSO POLÍTICO EDUCACIONAL

Resumo: A pesquisa busca analisar, a importância do diálogo histórico como processo de emancipação social do ser, relacionado com a  dinâmica proposta por Paulo Freire e a concepção de humanidade presente na Teologia da Libertação, que buscava um diálogo entre religião e política, não como alienação, mas de desconstrução e crítica diante da situação dos menos favorecidos, presentes em suas obras, no qual o sujeito toma consciência de seu lugar histórico, buscando sua emancipação. Objetivamos analisar a leitura, as leituras de Paulo Freire, sob sua concepção do cristianismo de libertação, para um novo prisma sob a formação humana e distinguindo de uma educação ligada a necessidades de mercado. Para tanto, as leituras de Frantz Fanon e Enrique Dussel, devem colaborar, para compreender um necessário processo de descolonização social, que impede a libertação social.   Ao longo da pesquisa nos pautaremos em analisar a leitura de Freire diante do Cristianismo de Libertação e sua relação na concepção de humanidade no processo educacional, como processo de construção histórica do estudante, que se reconhece como sujeito de sua história e partir de disso, reconhece seu papel na construção social, dentro de seus direitos e deveres. A pesquisa se pauta diante da problemática de um Estado que pensa suas estruturas formativas e acessos a direito a saúde, educação muitas voltadas as exigências do Mercado e não respondendo as suas demandas constitucionais. Sendo assim, como a educação pode colaborar para um processo de emancipação do sujeito e reconhecimento de sua humanidade, dialogando com seus direitos, a educação e saúde de qualidade previstas na Constituição Federal? Pautaremos nossa bibliografia com base nos autores Paulo Freire, Michel Löwy, Michael Foucault, Frantz Fanon e Enrique Dussel, no qual fundamentaremos este processo dialógico que auxilia no entendimento educacional em Freire, como processo de emancipação do ser humano na sociedade o livrando da subjetividade do mercado.
Coordenador: LUCAS DA SILVEIRA ANDRADE
E-mail: lucas.silveira@usf.edu.br 
Currículo lattes: clique aqui.