O Colégio Santo Antônio do Pari tem sua origem na Escola Paroquial, ao lado da Igreja Santo Antônio do Pari, fundada para meninos, em 03/02/1919.
Passou a denominar-se Grupo Paroquial José de Anchieta.
É inaugurada a nova unidade do Grupo Escolar Santo Antônio do Pari, com curso diurno e noturno, estabelecendo o número recorde de 2.460 alunos.
O prédio passou à direção do Governo Estadual, por meio de contrato, até 1943. No prédio antigo, continuou a funcionar a denominada Escola de Jardim da Infância de Santo Antônio do Pari.
Novamente sob a direção dos franciscanos, é disponibilizado o Ginásio Santo Antônio do Pari, mantendo o Curso Primário particular.
São introduzidos o “2.º ciclo” e a designação de Colégio Santo Antônio do Pari.
O Colégio Santo Antônio do Pari tem sua mantença transferida para a Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF).
O colégio passa a ser denominado Colégio Bom Jesus Santo Antônio do Pari.
São realizadas mudanças estruturais no playground e nos painéis decorativos da Educação Infantil e iniciam-se as atividades extracurriculares.
Introdução do nível fundamental de nove anos e abertura da Loja Bom Jesus, com a venda de uniformes e materiais.
Reabertura do maternal, denominado Nível B.
O Colégio Bom Jesus Santo Antônio do Pari completa 90 anos com várias atividades, como encontro de ex-alunos, exposição de fotos e celebração religiosa. Também ocorre a reforma da biblioteca.
A escola ganha um novo playground e o prédio da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I são reformados. Também são realizadas parcerias com o Teatro Escola Macunaíma, Escola Alumni e Rotary Club.
O colégio passa por melhorias em sua infraestrutura, adequando sua quadra esportiva descoberta para permitir uma melhor prática de futebol e futsal.