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Docentes



Conheça os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação:

Minicurrículo:

Licenciada em Matemática pela PUC/Campinas, Mestra e Doutora em Educação pela FE/Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos biográficos pela UFRN. Foi professora de matemática da educação básica. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. É líder dos grupos de pesquisa: Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Participa do grupo de pesquisa interinstitucional Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM), vinculado a FE/Unicamp.

 

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

Suas pesquisas centram-se em dois eixos: 1) práticas escolarizadas, com foco nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na perspectiva histórico-cultural; 2) formação docente, com foco nos processos formativos; estudos biográficos; narrativas de vida; histórias de formação docente; e condição docente. É pesquisadora Produtividade do CNPq, nível 2.

 

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Grupos de Pesquisa:

Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática

Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat)

Minicurriculo

 

O professor Allan da Silva Coelho é licenciado em Filosofia pela UniFAI – Assunção (2002), mestre (2006) e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2014). Fez estágio de doutorado no CEIFR-Paris e recebeu menção honrosa do Prêmio CAPES de Tese área Filosofia/Religião. Entre 2018-2019 fez estágio de Pós-Doutorado no Centre d’études en sciences sociales du religieux (Césor), da École des hautes études en sciences sociales (EHESS), França, sob supervisão de Michael Löwy. Pesquisa a crítica à Modernidade na perspectiva descolonial, tendo como eixo a crítica do “capitalismo como religião” na América Latina. É membro do GT Capitalismo como Religião e do GT CLACSO Ética, política e teologia, no projeto “O futuro do trabalho e o cuidado da Casa Comum”. Desenvolve pesquisas sobre o cristianismo de libertação e a educação; educação popular, cidadania e direitos humanos; pedagogias alternativas ao capitalismo; e a relação entre fetichismo e os processos formativos.

 

Informações sobre os Projetos de Pesquisa

 

O professor Allan da Silva Coelho desenvolve projetos de investigação fundamentados na dialética compreensiva e em diálogo com a perspectiva descolonial, na temática das relações das concepções de educação e a formação dos horizontes de compreensão da vida, com foco nas afinidades dos marcos categoriais entre marxismo e cristianismo. Referencia sua pesquisa na tradição latino-americana, dialogando com Paulo Freire e a Escola do DEI. Atualmente desenvolve dois projetos de pesquisa, um que articula as utopias, os marcos categoriais e as concepções de educação, com ênfase ao ensino de Filosofia, e, outro, que investigando as relações de fetichismo na sociedade de consumo, atenta para as propostas divergentes de educação, em especial as impulsionadas pelos movimentos sociais do cristianismo de libertação.

 

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Minicurrículo:

A professora Ana Paula de Freitas é graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e Mestra e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Em 2018, realizou estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT, na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, sob supervisão da Profa. Dra. Teresa Sarmento, desenvolvendo o projeto Um estudo sobre a formação docente de alunos de Pedagogia: a narrativa biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento. Atualmente desenvolve e orienta projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: escolarização de alunos com deficiência, relações de ensino, inclusão escolar, formação docente, pesquisa narrativa com criança e psicologia histórico-cultural. Líder do grupo de pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente.

 

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A Professora Ana Paula de Freitas desenvolve projetos de investigação fundamentados na psicologia histórico-cultural e na pesquisa narrativa, com foco para a temática das condições e possibilidades de aprendizagem escolar de alunos com deficiência. Em consonância com as perspectivas teórico-metodológica assumidas, a investigação das relações interpessoais está centrada nos processos de mediação social e de linguagem, com foco na questão da dialogia e do discurso.

 

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Grupos de Pesquisa:

Relações de Ensino e Trabalho docente

Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira
carlos.silveira@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Pós-Doutor em Educação pela USF/CAPES - Itatiba-SP. Doutor em Filosofia pela PUC-SP/CAPES. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela PUC-CAMP. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIVÁS-MG. Bacharel em Administração de Empresas pela FAI-MG. Editor do Periódico Horizontes da USF. Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da Universidade São Francisco, USF. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Líder do Grupo de Pesquisas sobre as Teorias Críticas Latino-Americanas (GEPETECLA) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre estudos Foucaultianos (GPEFE) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, ambos pela USF. Participa do Grupo de Estudos PHALA (UNICAMP).

 

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professor Carlos Roberto da Silveira desenvolve estudos e pesquisas voltados para os fundamentos da educação, filosofia da educação e tópicos específicos da educação. Trabalha com o Enfrentamento à Violência Doméstica, o que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal e Formal, em conformidade com as Políticas Públicas nas esferas da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos, em escolas e comunidades. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia, com ênfase na Filosofia Clássica Ocidental, Moderna, Contemporânea, juntamente com as Teorias Críticas Latino-Americanas e Epistemologias do Sul, na promoção de debates e ações para a área da Educação, o que envolve questões sobre ética, bioética, constituição do sujeito contemporâneo, decolonialidade, tecnologias, dentre outros, visando promover impactos de natureza, acadêmica, econômica, social, cultural e comunitária.

 

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Grupos de Pesquisa:

Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GEPETECLA)

Estudos Foucaultianos e a Educação (GPEFE)

Educação, Linguagem e Práticas Sociais (PHALA)

Profa. Dra. Fabiana Rodrigues de Sousa
fabiana.sante@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Licenciada em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui especialização (2009) em Gênero e Diversidade na Escola (MEC/UFSCar). Mestra (2007) e Doutora (2012) em Educação pela UFSCar. Entre 2012 e 2014, fez estágio de pós-doutorado no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH/UFSCar) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob supervisão da professora doutora Maria Waldenez de Oliveira. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), integrante do Comitê Científico e do GT6 Educação Popular (ANPEd). Possui experiência docente na Educação Básica como alfabetizadora da Educação de Jovens e Adultos e no Ensino de Língua Portuguesa, na rede municipal de São Carlos/SP e no Colégio CAASO ligado ao Centro Acadêmico da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos). Atualmente é professora da Educação Superior, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE/UFSCar) e participante do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-americanas (GPETECLA/USF). 

Profa. Dra. Karina Carrasqueira Lopes
Karina.carrasqueira@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Linha de Pesquisa Política e Instituições Educacionais. Realizou estagio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área da Sociologia da Educação, com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). Foi Professora Substituta no Departamento de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da UFRJ. Membro pesquisadora da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas em Educação, compondo a equipe de coordenação (2024-2025). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), integrando o GT 14 Sociologia da Educação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ética, Política e História da Educação Brasileira (GEPHEB/USF). Tem experiência com pesquisas qualitativas e quantitativas. Atua nos campos da Sociologia da Educação e da Políticas Educacionais.

Minicurrículo:

É doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP e realizou estudos de pós-doutoramento na Unicamp, sob supervisão da professora Angela Kleiman. É bolsista produtividade do CNPQ. É líder do Grupo ALTER_LEGE (USF) e vice-líder do grupo ALTER-AGE (USP-USF). Desenvolve pesquisas na linha de Educação, Linguagens e Processos interativos. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez um estágio de doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Luzia Bueno desenvolve pesquisas sobre as relações linguagem e trabalho docente, letramento e ensino-aprendizagem de gêneros textuais apoiando-se nos seguintes aportes teóricos: Interacionismo sociodiscursivo, Novos Estudos do Letramento, Ergonomia da Atividade e Clínica da Atividade.

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Grupos de Pesquisa:

ALTER-LEGE (USF)

ALTER_AGE (CNPQ)

GPPL (CNPQ)

Profa. Dra. Marcia Aparecida Amador Mascia
marcia.mascia@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo:

Pós-Doutoramento pela Universidade de Wisconsin-Madison, no departamento de Curriculum and Instruction, com bolsa FAPESP (2015). Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP (1999) e Doutorado-Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1998). Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (1992) e Graduada em Letras pela UNESP (1979). Atualmente, atua como professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na linha de Educação, Sociedade e Processos Formativos, da Universidade São Francisco, Itatiba. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nos anos de 2012 e 2013. Vice-coordenadora nos anos de 2011 e 2018. Tem experiência na área de Educação e Linguística Aplicada, Linguagem e Discurso, atuando com práticas discursivas educacionais formais e não-formais, principalmente com os seguintes temas: discurso político educacional (incluindo as avaliações externas – PISA, Agenda 2030), agências nacionais e internacionais influenciadoras de políticas, currículo, produção de identidades e subjetividades em Educação e discursos contemporâneos sobre a educação na Pandemia e pós-pandemia, educação a distância, ensino híbrido, educação em contexto de violência e de pobreza. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação, certificado pelo CNPq. É autora do livro Investigações Discursivas na Pós-Modernidade, pela editora Mercado de Letras, com apoio FAPESP e, também, de vários artigos em periódicos e capítulos de livros, em âmbito nacional e internacional. É editora e revisora da Revista Horizontes-USF e faz parte do corpo editorial de várias revistas da área de Educação e Linguística Aplicada. Também, é editora da série de livros (Post-)Critical Global Childhood & Youth Studies da editora Peter Lang. Bolsa PQ 2. CNPq. 2023-2026.

 

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Márcia Aparecida Amador Mascia desenvolve projetos sobre práticas discursivas educacionais na perspectiva da Análise do Discurso, Arquegenealogia de Foucault, Desconstrução, Psicanálise e Estudos Pós-Críticos; abordando as seguintes temáticas: discurso político educacional (incluindo as avaliações externas – PISA, Agenda 2030), agências nacionais e internacionais influenciadoras de políticas, currículo, produção de identidades e subjetividades em Educação e discursos contemporâneos sobre a educação na Pandemia e pós-pandemia, educação a distância, ensino híbrido, educação em contexto de violência e de pobreza.

 

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Grupos de Pesquisa:

Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE)

Representações e Tecnologias (de si): tramas discursivas do/no virtual

Vozes (In)fames: Discursos de Exclusão e Resistência

PHALA: Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais

Minicurrículo:

É graduada em Letras (2001), Mestre (2005) e Doutora em Educação (2014) pela Universidade São Francisco. É docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado e Doutorado – dessa mesma universidade desde setembro de 2014.  Atua na linha de pesquisa intitulada “Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas” e participa de vários grupos de pesquisa: ALTER-AGE – USP/CNPQ (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino); GPLIMES USP/CNPQ (Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade); é vice-líder do grupo ALTER-LEGE USF/CNPQ (Análise da linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; Letramento, Gêneros Textuais e Ensino) e também do grupo Relações de Ensino e Trabalho Docente – USF/CNPQ.  Suas pesquisas têm como foco a relação entre linguagem e ensino de língua materna, as práticas de letramento e o desenvolvimento e análise de materiais didáticos e a formação de professores. Tem experiência nas áreas de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Leitura, Escrita, Alfabetização, Letramento, Gêneros Textuais, Narrativas, Formação Docente.

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A professora Milena Moretto realiza pesquisas que têm como foco: 1) a relação entre linguagem e ensino; 2) as práticas sociais de leitura e escrita; 3) o letramento acadêmico; 4) o desenvolvimento e a análise de materiais didáticos; e 5) a formação docente. Seus estudos e pesquisas são fundamentados na perspectiva histórico-cultural e enunciativo-discursiva.

 

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Grupos de Pesquisa:

1) Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações, Letramento, Gêneros textuais e Ensino (ALTER – LEGE)

2) Relações de Ensino e Trabalho Docente

3) ALTER-AGE - Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações - Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino

4) GPLIMES - Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade

 

Profa. Dra. Renata Helena Pin Pucci
renata.pucci@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Mini currículo: Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Educação da Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisas em Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP), com pós-doutorado em Educação na mesma Universidade. Graduada em Comunicação Social (PUC Campinas) e em Letras Português/Inglês (Universidade Paulista). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP e integrante do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - HiNaS e do Grupo de Pesquisa Histórias de Professores que Ensinam Matemática - HIFOPEM. Desenvolve pesquisas e atua na área da formação de professores. Tem experiência na área de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, políticas públicas educacionais, análise discursiva e práticas educativas.

 

Informações sobre os Projetos de Pesquisa:

A Professora Renata H. P. Pucci tem desenvolvido projetos na área da formação de professores e políticas educacionais no contexto contemporâneo, fundamentada em autores críticos da área da Educação. Os principais referenciais teórico-metodológicos utilizados aportam-se nas perspectivas histórico-cultural e enunciativo-discursiva para a compreensão dos sujeitos e a análise dos discursos.

 

Resumo do Projeto de Pesquisa

A formação docente diante das políticas educacionais contemporâneas: sentidos produzidos sobre/nos processos formativos

O presente projeto situa-se no âmbito das pesquisas sobre a formação docente. Com a implementação das políticas educacionais contemporâneas, como: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz as competências que os alunos devem desenvolver e os conteúdos a serem ensinados, à luz dos quais os estados e municípios devem elaborar/adequar seus currículos; e o Novo Ensino Médio (NEM), calcado na promessa, nunca cumprida, de escolha, interdisciplinaridade e flexibilização dos conteúdos escolares para os jovens, questiona-se: a. como essas mudanças influenciam as características da formação inicial, nas universidades, e continuada, nas escolas?; b. qual o espaço de autonomia e autoria docente?; c. qual o papel atribuído à educação, à escola e ao professor?. O objetivo aqui buscado é conhecer e analisar os sentidos produzidos por docentes sobre os processos formativos vivenciados no âmbito das escolas e universidades no contexto contemporâneo. Parte-se do princípio de que o conhecimento dos discursos dos documentos oficiais que envolvem a prática docente quando confrontados com o conhecimento teórico-crítico historicamente produzido na literatura científica da área da Educação, contribui para ampliar o repertório dos docentes, fomentar a reflexão e a colaboração entre os sujeitos, incentivando a investigação da prática docente e de seu processo contínuo de formação. Nesse sentido, o objeto do estudo é o discurso dos sujeitos em formação e, para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados são as entrevistas, os relatos e narrativas produzidas pelos sujeitos. O referencial teórico para o desenvolvimento e análises deste estudo fundamenta-se em contribuições de Vigotski, na perspectiva histórico-cultural e do Círculo de Bakhtin, na filosofia da linguagem, que compreendem o desenvolvimento humano como social, cultural, que toma forma em contextos concretos, na correlação com a alteridade, uma vez que a constituição do sujeito e da consciência é social e mediada pela linguagem.

 

Coordenadora: Profa. Dra. Renata Helena Pin Pucci

 

Grupos de Pesquisa:

Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores – GEPEFOP, clique aqui.

Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades – HiNaS, clique aqui.

Profa. Dra. Sônia Aparecida Siquelli
sonia.siquelli@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Minicurrículo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR, na Área de Concentração de Fundamentos da Educação. Com pós-doutoramento em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP. Pedagoga e Especialista em Educação pelo Instituto de Ensino Superior de Mococa-IESMoc. Tem experiência na docência da Educação Básica, no Ensino Superior e na pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/CAPES, coordenou Centro de Estudos e Pesquisas de Educação, trabalhos desenvolvidos em diferentes instituições de Ensino Superior. Editora do Periódico Horizontes/USF. Membro associada e Integrante efetiva da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. Pesquisadora na área dos Fundamentos da Educação, sob o enfoque da Ética em Educação e em Pesquisa; da História da Educação Brasileira/História das Instituições Escolares e da Política Educacional.

 

Informações sobre os Projetos de Pesquisa

Os projetos de pesquisas sob sua coordenação se desenvolvem sob a perspectiva teórico crítica dos filósofos e historiadores do século XX, com a preocupação de temas diretamente ligados à condição do homem na relação com o contexto social, político e histórico. Revisita conceitos e categorias, com reflexões a partir de fatos e situações concretas, influenciada pelo pensamento político-filosófico de Hannah Arendt, nos modos como homens e mulheres se revelam uns aos outros no interior de relações intersubjetivas, com foco na formação ética, na alteridade e na política.

 

Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudo e Pesquisa em Ética, Política e História da Educação Brasileira- GEPHEB/USF

Núcleo de estudos e pesquisas em Fundamentos da Educação- NEPFE/UFU

 

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