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Laboratórios



O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia conta atualmente com seis laboratórios, dois para cada uma das linhas de pesquisa já instaladas. A cada ano aumentam os investimentos em equipamentos, com verbas de pesquisa financiadas pelo CNPq e FAPESP, assim como o número de alunos nos laboratórios, permitindo que as atividades das linhas de pesquisa sejam desenvolvidas com mais qualidade. Abaixo, mais detalhes sobre cada um dos laboratórios:

O Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE), vinculado à linha de pesquisa Construção, Validação e Padronização de Instrumentos de Medida e Avaliação em Psicologia Educacional, foi criado com o auxílio de programas institucionais vinculados a projetos de pesquisa com financiamento da USF, bem como da FAPESP (Jovem Pesquisador e auxílios regulares), CNPq (Edital Universal, Ciências Humanas e Produtividade), e CAPES/INEP (Observatório da Educação). O laboratório é coordenado pelo professor Ricardo Primi, e a ele estão ligados os professores Evandro Morais Peixoto, Lucas de Francisco Carvalho, Felipe Valentini, Vithor Rosa Franco e Nelson Hauck-Filho. Além disso, o laboratório desenvolve projetos em colaboração internacional com a Ghent Univeristy (Bélgica) e University of California-Berkeley (Estados Unidos). As pesquisas desenvolvidas no laboratório focam modelos de psicometria e teoria de resposta ao item, vieses de resposta, aplicação de inteligência artificial em avaliação, construção de instrumentos para avaliação de construtos psicológicos e educacionais como inteligência, personalidade, competências socioemocionais, desempenho acadêmico, entre outros.

 

O Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSaM) está vinculado à linha de pesquisa Avaliação Psicológica em Contextos da Saúde Mental. Como no caso de outros laboratórios, projetos aprovados por agências de fomento ao longo dos últimos anos possibilitaram a criação, manutenção e posterior expansão do número de salas e equipamentos dos laboratórios da linha, favorecendo que os docentes e os discentes a ele vinculados tivessem condições de trabalho para incrementar o número de pesquisas realizadas e as publicações decorrentes delas. Os professores ligados a este laboratório são Anna Elisa de Villemor-Amaral, Nelson Hauck Filho, Giselle Pianowski, Ariela Raíssa Lima Costa e Lucas de Francisco Carvalho. Dada a especificidade dos trabalhos dos pesquisadores mencionados, o laboratório agrupa alunos dos diversos orientadores, o que proporciona comunicação entre os próprios alunos sobre as atividades, tais como projetos e pesquisas qualitativas e quantitativas. Essa prática tem resultado em colaborações conjuntas cada vez mais frequentes, que unificam as diversas ênfases de avaliação em saúde mental.

O Laboratório de Psicologia Educacional (LAPE)

O presente projeto tem o objetivo de reunir os temas de pesquisas voltados ao contexto de educação básica e do ensino superior. São objetos de interesse os construtos que podem impactar na promoção de desfechos educacionais positivos. Trata-se de investigações sobre as seguintes temáticas: competências socioemocionais; traços positivos; estados positivos; avaliação neuropsicológica; parentalidade. Tem como integrantes os professores Ana Paula Porto Noronha, Felipe Valentini, Vithor Rosa Franco, Karina da Silva Oliveira, Ariela Raíssa Lima Costa, Ligia de Santis e Ricardo Franco de Lima (colaborador). Os projetos versam sobre construção e validação de instrumentos neste contexto, deste modo, envolve estudos quantitativos sobre a redação de itens, análise da qualidade dos itens, busca de evidências de validade, estimativas de precisão, modelos teóricos, análises entre grupos.