Atividades Comunitárias

A USF, em todos os campi, realiza atividades que envolvem a comunidade, buscando a promoção do desenvolvimento humano e compartilhando e sistematizando o conhecimento de forma socialmente justa, responsável e transformadora.


Tai Chi Chuan para Idosos

Em 2011, foram oferecidas aulas de Tai chi chuan nos campi Itatiba e Bragança Paulista, contando com a participação de mais de cem idosos, com idade acima de 50 anos, vinculados aos centros de convivências dos municípios.

Possibilitando agrupar em uma única atividade exercícios que contribuem para o bem-estar do corpo e da mente, as aulas de tai chi chuan para idosos são essencialmente práticas e se renovam a cada semestre, absorvendo novos praticantes. As aulas são realizadas duas vezes por semana e abordam exercícios respiratórios, de relaxamento, passos fundamentais e técnicas específicas do taijiquan, que caminham em direção ao resgate do bom funcionamento psicomotor ao entrelaçar movimento, pensamento e afetividade.


Educação Física para Pacientes do Hospital-Dia

Os alunos e professores do curso de Educação Física, do campus Bragança Paulista, desenvolvem atividades físicas recreativas e diversificadas aos pacientes do Hospital-Dia, especialidade do HUSF que atende portadores de transtornos mentais. O objetivo da atividade é promover o bem-estar físico e psicológico dos pacientes, restabelecendo o prazer pelas atividades do cotidiano, assim como reduzir a ansiedade e o isolamento social. Ao todo, durante o ano de 2011, participaram do projeto 120 pessoas, entre jovens, adultos e idosos.


Viva Melhor

Os alunos do curso de Educação Física do campus Bragança Paulista, orientados por professores, participaram como convidados do projeto Viva Melhor, da escola Coronel João Ernesto, na cidade de Joanópolis, em São Paulo. O objetivo da atividade foi estimular a prática do exercício físico para, aproximadamente, 70 alunos do Ensino Médio, por meio de explanações e realização de atividades práticas propostas pelos acadêmicos.


Sipat HUSF

Alunos do curso de Enfermagem do campus Bragança Paulista participaram da Sipat do Hospital Universitário São Francisco (HUSF).

Os acadêmicos, supervisionados pelos professores, abordaram temas relacionados à saúde e ao trabalho, hábitos de vida e testes de glicemia capilar para detecção de diabetes e mensuração de pressão arterial e hipertensão. Durante a atividade, foram atendidas cerca de 100 pessoas, entre funcionários, alunos e pacientes do hospital.


Sipat Empresa Hutchinson Brasil Automotive Ltda.

Alunos do curso de Educação Física do campus Bragança Paulista foram convidados pela Hutchinson Brasil Automotive, da cidade de Extrema-MG, para participar da 10.ª Sipat da empresa. O objetivo da atividade foi apresentar aos funcionários os benefícios físicos e psicológicos do exercício físico, conscientizando sobre a importância da vida ativa para a motivação, segurança e eficiência no ambiente de trabalho. Os alunos também desenvolveram com os funcionários atividades práticas, com o objetivo de incentivá-los a praticarem exercícios físicos regularmente. Foram beneficiadas por essa atividade aproximadamente 60 pessoas.


Projeto Quilombo Brotas

A parceria, vigente desde 2007, entre a USF e a Associação Cultural do Quilombo Brotas, localizado em Itatiba-SP, oferece um serviço de assessoria técnica de acordo com as demandas da comunidade local.

As atividades durante o ano de 2011 envolveram professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Itatiba e estiveram voltadas para a elaboração do plano diretor ambiental e participativo, que prevê a inserção da comunidade quilombola no circuito turístico da região, visando a uma maior geração de emprego e renda.

Foi realizado, também, um projeto arquitetônico com uma maquete física, elaborada pelos acadêmicos, para a criação do Centro Cultural Quilombo Brotas. Em reunião com a participação de representantes da Fundação Instituto de Terras, do estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Itatiba, o projeto foi apresentado por professores e alunos do Centro de Estudos Urbanos (CEUr) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USF.


Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção do Uso de Drogas

Com o apoio da USF, o Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos promoveu um curso de capacitação de agentes multiplicadores na prevenção ao uso de entorpecentes.

Realizado no campus Bragança Paulista, o curso, aberto a toda a comunidade, contou com o apoio de professores do curso de Direito e teve como principal objetivo tratar de assuntos ligados à formação de líderes sociais na prevenção do uso de drogas. Cerca de 300 pessoas realizaram o curso.



Início


Perfil USF


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão


Dimensão Institucional


Dimensão Social


Colégio Bom Jesus Santo Antônio do Pari