No debate sobre o aquecimento global e os problemas ambientais, o tema sustentabilidade chegou ao topo das prioridades dos governos, das grandes empresas e das universidades. Na esfera governamental, muitas iniciativas de regulação e controle ambiental passaram a vigorar, impondo e exigindo dos agentes econômicos um cuidado especial com esses aspectos, que eram considerados irrelevantes no passado. No âmbito empresarial, alguns líderes vêm se mobilizando na busca do alinhamento de práticas empresariais com valores socioambientais mais justos, procurando introduzir uma gestão responsável, ancorada em instrumentos e princípios de governança corporativa. Essa exigência da sociedade, de ter empreendimentos alinhados aos princípios da sustentabilidade, tem chamado atenção das universidades brasileiras, que vêm aumentando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação direcionados às questões ambientais. A necessidade e responsabilidade de prover mão de obra qualificada para uma demanda crescente por esses profissionais permite que a universidade cumpra uma importante missão nessa nova realidade.
Nesse contexto, a USF vem criando e aumentando sua presença nessa importante área do conhecimento, oferecendo cursos de qualidade, com docentes altamente qualificados e com experiência de mercado. Da mesma forma, interessada em promover a ciência e a tecnologia, a USF criou linhas de pesquisa na área ambiental, possibilitando montar grupos de pesquisa interdisciplinar com a participação de alunos da graduação em projetos de iniciação científica. Entretanto, ciente de que não basta formar profissionais tecnicamente bem preparados, a USF busca criar nos seus estudantes a preocupação com aspectos sociais e ambientais, que vêm ao encontro da sua própria missão comunitária, bem como estimular um espírito crítico e consciente do seu papel como agente transformador da sociedade.
Nesse sentido, e diante da percepção de que as sociedades precisam rever o modelo de consumo em que estão inseridas, surge então o conceito de consumo consciente*. Consumir conscientemente significa, portanto, atentar para os efeitos que esse ato acarreta ao meio ambiente e a toda a humanidade e entender o desperdício como uma espécie de delito ambiental. Buscando contribuir para a melhoria das condições ambientais e sociais do planeta, o consumidor consciente identifica o consumo mínimo que lhe é suficiente e escolhe produtos ambiental e socialmente responsáveis, priorizando a reciclagem, a reutilização e o compartilhamento de bens.
Visando mobilizar estudantes, professores e funcionários, a USF elegeu como prioridade de ação nos próximos anos uma ampla campanha para evitar desperdícios no dia a dia acadêmico. Essa campanha visa estimular a reflexão e práticas conscientes de consumo no interior da universidade, entendendo que esse público, conscientizado, tem um poder multiplicador para mudar o comportamento de consumo na sociedade.
Este relatório renova o compromisso da universidade com a sociedade. Assim, as próximas páginas traçam um retrato das ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela USF durante o ano de 2011.
Consideramos que a atuação efetiva da USF é resultado de um processo de articulação do ensino, da pesquisa e da extensão, viabilizado por uma gestão moderna e eficiente. São esses os elementos centrais que se fundem e possibilitam que a universidade atue como agente de transformação e inovação permanente, com respostas ágeis e soluções inteligentes e adequadas às necessidades da sociedade.
Por fim, fazemos o convite para a leitura deste documento, que traduz de maneira clara e objetiva o esforço realizado por nossos docentes, funcionários administrativos, alunos e parceiros em diversas formas. Aproveitamos a ocasião para agradecer aos beneficiários das ações realizadas pela Universidade São Francisco aqui relatadas.
* Tema escolhido para a apresentação deste relatório.
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