Equidade Social – Ética para o Desenvolvimento

Desenvolvimento sustentável implica, necessariamente, qualidade de vida. O avanço de uma nação só é pleno quando a pobreza, a fome e a exclusão, em suas mais diversas faces, não atingem seus integrantes. Sustentabilidade requer equidade social, de forma que todos tenham seus direitos reconhecidos e assegurados. Esse assunto abrange, além da questão social, a compreensão de que a equidade potencializa o desempenho econômico de um país.

Segundo projeções da Organização das Nações Unidas, nos próximos 20 anos cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo passarão a fazer parte da classe média. A perspectiva aponta para o fortalecimento no mercado consumidor interno de diversos países em desenvolvimento, promovendo a essas nações uma significativa expansão econômica e internacional. Essa previsão é bastante favorável, pois, além de permitir o acesso a bens de consumo a mais pessoas, também possibilita o avanço no produto interno bruto de muitas nações.

Contudo, esse progresso econômico por si só não garante equidade social. O melhor resultado na economia deve reverter em políticas públicas que visam a uma justa distribuição de renda, geração de emprego e disponibilização de serviços essenciais, como saúde, educação, programas de formação, habitação e segurança. Dessa forma, será possível garantir às pessoas a possibilidade de alcançarem a equivalência e igualdade na vivência de seus direitos.

O setor privado e a sociedade civil desempenham um papel relevante no desafio da equidade social. Empresários, em conjunto com a população, devem promover boas práticas, proporcionando o desenvolvimento de uma consciência mais ética e de respeito na convivência humana. As organizações podem mobilizar pessoas e grupos em torno de ações concretas de solidariedade e cidadania.

O resultado de iniciativas que envolvam governo, organizações empresariais, meio acadêmico, comunidade, entre outras instituições, na busca da equidade social, será um mundo mais humano e justo, capaz de oferecer oportunidades iguais a todos os seus habitantes.


Início | Agradecimento | Organizadores | Download
Copyright© USF 2013