O Núcleo de Extensão Universitária cria oportunidades à comunidade interna e externa, com o propósito de contribuir para uma formação sólida de seus alunos nos aspectos técnico-científicos, humanos e sociais.
Clique na imagem abaixo para ampliar:
Clique na imagem abaixo para ampliar:
A Pastoral Universitária trabalha com o objetivo de permear, no ambiente acadêmico, o espírito do evangelho, transformando os participantes em agentes que favoreçam a justiça e a fraternidade, despertando para a reflexão ética e confessional. Apoiada na missão e na experiência de São Francisco de Assis, a pastoral realiza ações de formação humana e cristã, grupo de estudos, encontros, celebrações litúrgicas, entre outras.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento artístico-cultural, a USF mantém cursos voltados para a expressão vocal, abertos para a comunidade interna e externa. O campus Bragança Paulista oferta o curso de canto livre, com aulas semanais em estilos variados: samba, forró/baião, pop, bossa-nova, gospel, soul, MPB etc. Os alunos realizaram apresentações em diversos locais e eventos, como: casas de cultura, hospitais, eventos da universidade, casas de repouso, creches, asilos, lugares públicos e, também, cerimônias de casamentos, confraternizações, aniversários, restaurantes e visitas, em geral.
O Coral da USF apresentou o espetáculo O Som da Fé no Salão Nobre do campus São Paulo. O evento, gratuito e aberto à comunidade, teve seu repertório baseado em religiões com o objetivo de promover a tolerância e o respeito sobre as diferentes formas de expressar o contato com o divino.
O grupo de teatro da USF apresentou a peça Felicidade nos campi Bragança Paulista e Itatiba. Com direção de Cristina Pacheco e coordenação geral de Dalva Leme, a peça propôs ao público uma reflexão sobre a busca da felicidade pelas mais variadas formas, colocando ao público questões como: “O que é felicidade?”, “O que faz você feliz?”, entre outras. As apresentações foram abertas à comunidade, com entrada franca.
O dia 15 de junho foi definido como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa. Em respeito ao significado desse dia, a USF realizou ações em alguns de seus campi:
Itatiba: em parceria com o Núcleo de Promoção da Saúde e o Conselho Municipal do Idoso, o campus realizou palestras educativas relacionadas à qualidade de vida da população idosa. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre alunos, professores e comunidade.
Bragança Paulista: os alunos, em parceria com instituições de apoio, membros da sociedade civil e secretarias de governo municipal, atenderam mais de 300 pessoas por meio de palestras, ações de sensibilização e reflexão, entrega de panfletos explicativos e orientações.
Campinas: foi realizado o seminário Velhos e novos caminhos: o paradigma do idoso contemporâneo, que contou com a participação dos conselhos municipais de idosos de 17 municípios da região metropolitana de Campinas. O evento, composto por palestras e apresentação teatral, com temas de reflexão sobre os direitos da pessoa idosa, registrou um total de 280 inscrições.
Os alunos do curso de Administração do campus São Paulo participaram da Semana Empresarial, que abordou o processo de liderança e mercado, bem como a formação do profissional no cenário brasileiro.
No campus Itatiba, cerca de 400 alunos participaram de uma programação diversificada, que incluiu palestras, oficinas, atividades culturais, visitas técnicas e uma feira de marketing.
Sob responsabilidade do professor Claudio Maurício Zorzan, o projeto busca proporcionar, gratuitamente, às pessoas da melhor idade a inclusão no mundo digital. Em 2011, no campus Campinas, o projeto realizou a formação básica de idosos em informática com softwares livres de forma teórica e prática.
O campus Campinas realizou o III Encontro Multidisciplinar, com o tema Empregabilidade: sua carreira em jogo. O evento reuniu estudantes e profissionais para discussões sobre carreira, empregabilidade, gerações X e Y, além de excelência na prestação de serviços e desafios no mercado de trabalho.
Na abertura do evento, a palestra magna proferida por Pedro Janot, presidente da companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, abordou a excelência na prestação de serviços. Durante o encontro, os 845 participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e apresentações de trabalhos de conclusão de curso.
A USF participou do projeto Primeira Chamada Nutricional, que objetiva avaliar a condição nutricional de crianças menores de cinco anos, de Bragança Paulista. Vinculada à campanha de vacinação da poliomielite, a iniciativa foi realizada em duas unidades de estratégia de saúde da família do município.
Cada uma das unidades contou com uma equipe composta por uma nutricionista e graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, que coletaram medidas, como: peso, altura e Índice de Massa Corporal. A pesquisa foi aplicada durante todo o ano e avaliou mais de 670 crianças. Esse estudo serve de subsídio para o município implantar ações de promoção e prevenção à saúde para as faixas etárias analisadas.
Sobre o Relatório |
Agradecimento |
Organizadores
Copyright© USF 2012