Por meio de sua estrutura física e tecnológica e dos professores, funcionários administrativos e alunos, a USF disponibiliza a organizações com ou sem fins lucrativos serviços qualificados, para atender a demandas específicas, como testes, avaliações, orientações, consultorias, acompanhamentos, entre outras.
No ano de 2011, um docente do curso de Engenharia Mecânica – Automação e Sistemas e dois funcionários administrativos realizaram ensaios de compressão de pisos elevados e de tração de molas.
No intuito de apoiar a inserção e a consolidação da estratégia Saúde da Família, ampliando a abrangência e a resolutividade das ações da Atenção Primária, o Ministério da Saúde criou, em 2008, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Em Itatiba, o núcleo é formado por uma equipe de 11 profissionais, nas seguintes especialidades: psicologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, assistência social, educação física e fonoaudiologia.
A USF é representada no núcleo por uma de suas docentes do curso de Psicologia, que trabalha supervisionando a organização das atividades, o fortalecimento do trabalho em equipe, a construção de estratégias de atuação junto às equipes de saúde e comunidade e o desenvolvimento do apoio matricial, entre outros.
Por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a USF presta atendimento jurídico
gratuito à população carente de Bragança Paulista e região, orientando sobre casos
apresentados em todas as áreas do Direito. Essa atuação vem colaborando na
geração de dados reais e concretos, permitindo a formação de um banco de dados
produtivo à pesquisa sociojurídica.
Alguns dos serviços prestados pelo núcleo, sistematicamente, são:
Em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, de Bragança Paulista, a USF realizou um curso referente à saúde bucal e geral, com o objetivo de expandir a produção do conhecimento básico, contribuindo para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria das condições de saúde bucal e à superação das desigualdades.
Durante o curso, os discentes de graduação, sob a orientação dos professores, atenderam 50 crianças e adolescentes do Projeto Nascer de Novo, Espaço Comunitário de Aprendizagem (Ecoa) e do Serviço Assistencial Médico Alimentar (Sama), abrangendo tratamento odontológico e orientações gerais.
A USF disponibiliza à comunidade a estrutura da clínica de fisioterapia, no campus Bragança Paulista, onde os alunos, orientados pelos professores, prestam atendimento a quem precisa. Em 2011, foram realizados 9.747 atendimentos nestas duas áreas de atuação:
É um projeto que objetiva avaliar os recém-nascidos que apresentam um ou mais fatores de risco de desenvolvimento, intervindo precocemente e, assim, prevenindo ou minimizando possíveis danos.
No projeto, os recém-nascidos atendidos no Hospital Universitário São Francisco (HUSF) passam por uma avaliação e, quando verificada a necessidade, têm tratamento fisioterápico na clínica de fisioterapia da USF. Em 2011, foram avaliados dez recém-nascidos, sendo que três deles necessitaram de acompanhamento por um período de três meses.
A USF disponibiliza à comunidade atendimentos psicológicos em dois de seus campi, São Paulo e Itatiba. Com o intuito de ampliar o número de pessoas beneficiadas e, também, atender a demandas específicas da região, a universidade realiza convênios/parcerias com organizações públicas ou privadas. Em 2011, foram realizados mais de 850 atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, atuando em áreas como: psicodiagnóstico e psicoterapia.
Projeto realizado por alunos do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia, tem o objetivo de prestar atendimento psicológico aos estudantes da USF. Ao todo, foram contabilizados 164 atendimentos, relacionados à ansiedade, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, depressão, entre outros.
Os alunos de graduação em Psicologia na área de saúde tiveram a oportunidade de participar do Programa Saúde da Família, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Itatiba. O objetivo da atividade, além de proporcionar uma formação qualificada aos alunos, é também contribuir para o desenvolvimento da atenção à saúde mental, no município.
Durante o ano, os alunos, orientados pelos professores, atenderam mais de cem pessoas, portadoras de transtornos mentais severos e persistentes, vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial. Os atendimentos incluíram ações de acolhimento psicológico, visitas domiciliares (nos casos de pacientes acamados ou que não podem se deslocar até a unidade de saúde), grupo de apoio a mulheres com ansiedade e depressão, palestra em grupo de hipertensos e diabéticos e oficinas terapêuticas.
Sobre o Relatório |
Agradecimento |
Organizadores
Copyright© USF 2012