A USF reconhece a importância da clareza no seu processo de comunicação interno e externo. Assim, preocupa-se em garantir que o fluxo de informações chegue aos seus funcionários, favoreça a articulação entre os alunos e a instituição e mantenha a transparência em suas ações com a comunidade.
Para tanto, conta com equipes de profissionais especializados, que atuam com diferentes ferramentas, permitindo que o marketing, a comunicação e o relacionamento sejam ativos na articulação entre todas as áreas da universidade.
O portal institucional (www.usf.edu.br) utiliza a web na divulgação e prestação de serviço às comunidades acadêmica e externa.
São direcionados a campanhas institucionais específicas.
Os perfis oficiais da USF nas redes sociais permitem aos alunos, seguidores e demais interessados a cultura de divulgar, trocar informações e debater ideias. Atualmente, tornou-se um dos canais mais eficientes de contato com os alunos, além de permitir que a instituição receba feedbacks imediatos para a tomada de decisões e resolução rápida de problemas em conjunto com a ouvidoria e tutoria.
Têm o objetivo de divulgar os serviços e a marca da instituição, por meio de campanhas estratégicas de marketing digital e publicidade em canais on-line e redes sociais.
Utilizando a mídia impressa, radiofônica, televisiva e on-line, a Assessoria de Imprensa é uma das ferramentas essenciais nas mediações da instituição com o público externo e a opinião pública.
Abrange diversos meios, como TV e Cinema, spot de rádio, anúncio de jornal e revista, outdoor, internet, busdoor, mídia indoor, merchandising e ações promocionais com o objetivo de divulgar os cursos de graduação e pós-graduação da universidade e, esporadicamente, temas institucionais. Os veículos de comunicação são definidos previamente em épocas de campanhas publicitárias da instituição ou em ocasiões excepcionais em que haja necessidade de uma comunicação específica. Leva-se em consideração, no momento da escolha, o público-alvo, a abrangência e a credibilidade do veículo.
É direcionado a divulgações de campanhas institucionais, como vestibular, pós-graduação, extensão, entre outras.
Trata-se de uma publicação institucional impressa. É veiculada três vezes ao ano e voltada à comunidade interna e externa, abrangendo os quatro campi. As edições também são disponibilizadas no site da USF.
Meio pelo qual são enviados comunicados institucionais aos alunos e prospects da instituição via celular.
Busca atingir o público de forma específica e direta com ações promocionais, eventos em parceria com empresas, feira do estudante, entre outros.
Publicação anual, produzida voluntariamente, que visa a dar maior transparência às atividades realizadas, além de ampliar o diálogo da instituição com suas partes interessadas.
São instalados em locais estratégicos, onde há significativa circulação de alunos, docentes e funcionários.
Trata-se de um canal oficial de comunicação entre a USF e seus funcionários que, além de divulgar notícias e comunicados, oferece outros serviços que contribuem no dia a dia de trabalho.
Meio de comunicação on-line, via e-mail, com o objetivo de transmitir informações institucionais entre a universidade e os funcionários.
Canal de atendimento presencial entre a comunidade universitária e os diversos setores da USF, responsável pelo gerenciamento e pela execução de serviços administrativos.
Central telefônica responsável pelo relacionamento com os prospects e a comunidade. Também realiza campanhas para os processos seletivos da instituição.
É um espaço que garante a participação efetiva da sociedade. Por meio de sugestões, críticas, opiniões, reclamações, denúncias e elogios, é uma via ágil para solução de problemas, contribuindo para a constante retroalimentação de informações, essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento de sua credibilidade.
Por meio eletrônico, no site institucional, a USF oferece atendimento de informações e solicitações.
Unidade responsável por receber, registrar, responder e conduzir internamente as manifestações dos alunos, com o intuito de aprimorar os serviços prestados pela universidade. Cada um dos campi possui um tutor para o atendimento aos estudantes, o que é feito por meio de contato telefônico, e-mail, caixa de sugestões ou pessoalmente.
Com orientação dos professores, os alunos instrutores e monitores atuam como facilitadores nas diversas disciplinas dos cursos de graduação. Auxiliam os colegas durante as aulas, em atividade extraclasse, prestam apoio às atividades práticas ou de campo planejadas pelos docentes, colaboram no preparo de exercícios, na realização de seminários e também atendem dúvidas pontuais dos alunos em horários predefinidos, por meio de agendamento, em grupo ou individualmente.
Canal de atendimento telefônico mais ágil entre a comunidade universitária e a USF, sendo responsável pelo gerenciamento e pela execução de serviços administrativos.
Central telefônica que gerencia e distribui as ligações receptivas externas e internas.
Canal exclusivo para oferecer esclarecimento de dúvidas, solicitação sobre cursos e mercado de trabalho, visita orientada aos campi, entre outras atividades.
Ambiente restrito de comunicação entre a universidade e os alunos.
Ambiente restrito de comunicação entre a universidade e os professores.