“A Ordem dos Frades Menores, quase desde suas origens, reconheceu que sua vocação essencialmente evangelizadora exigia dela ocupar-se também da tarefa educativa, atividade que se concretizou, de uma maneira muito especial, nas universidades e, depois, nas chamadas terras de missão.” (IDE E ENSINAI, 2009)
Há mais de oito séculos, São Francisco de Assis pediu a seus seguidores que “pregassem o Evangelho em todas as ocasiões, mais com suas obras do que com palavras”. O Relatório de Sustentabilidade da Universidade São Francisco é uma forma de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2013, “quantificando” e “materializando” o compromisso dessa instituição com sua missão e seus valores.
De acordo com as Diretrizes Gerais para a Educação Franciscana, a educação é considerada uma plataforma fundamental e privilegiada de evangelização e, por isso, se quisermos ser fiéis às esperanças e necessidades da sociedade, não podemos nem devemos renunciar a tão significativo e urgente labor das nossas instituições educacionais. Assim, assumimos o compromisso com a promoção do indivíduo e a construção de uma sociedade que torne possível a prática da liberdade, da igualdade, da verdade, da justiça, da solidariedade e da paz, entre outros valores interpretados e vividos com base no carisma franciscano.
O Relatório de Sustentabilidade que aqui apresentamos mostra que a educação franciscana tenta evitar o puro intelectualismo e favorece o experiencial, pois as experiências ajudam a compreender as consequências práticas do compromisso solidário e a traduzir em obras os conhecimentos aprendidos (Cfr. RFF, 48). Afinal, primeiro está a vida e em seguida a sua interpretação, “a teoria ilumina a vida, mas não pode nunca substituí-la” (Shc, 10-11).
Assim, a pedagogia ativa e direta deve ser, por esse motivo, o necessário complemento do estudo.
RFF Ratio Formationis Franciscanae, Roma, 2003.
Shc O Senhor nos Fala no Caminho, documento do Capítulo Geral Extraordinário, Roma, 2006.