Muito mais que palavra de ordem ou termo da moda, a sustentabilidade
vem ganhando reconhecimento como conceito-chave para analisar as atuais
práticas econômicas, as formas de organização social, a produção cultural e,
principalmente, os projetos para o futuro.
A sustentabilidade é uma forma de utilização racional de recursos finitos que permite o desenvolvimento das atividades humanas sem ocasionar destruição do patrimônio, especialmente natural, assegurando sua disponibilidade para as gerações futuras. Além da dimensão ética de respeito para com o ser humano e o meio ambiente, a sustentabilidade constitui um verdadeiro paradigma de pensamento, aplicável a todas as áreas do conhecer e do fazer. Sua adoção exige a reinvenção das técnicas agrícolas e fabris, dos hábitos de consumo e das relações econômicas em geral. Reflete-se também nas relações jurídicas, na política, na cultura, na educação e tende a transformar profundamente o modo de vida urbano. Principalmente, exige o desenvolvimento crescente da ciência e da tecnologia, para que os recursos disponíveis possam ser aproveitados com eficiência e menores perdas. Inovação e produtividade passam a ser indispensáveis e o empreendedorismo torna-se sinônimo de criatividade.
No centro dessa questão estão os jovens. São eles os herdeiros de todas as conquistas e mazelas que a sociedade acumula. Serão eles, inevitavelmente, os artífices e protagonistas do futuro. “Construam com coragem anima-os o Papa Francisco um mundo de beleza, bondade e verdade”, onde floresçam a esperança e a solidariedade. Serão bem-sucedidos no enfrentamento de tão grandes desafios? Alcançarão a concretização de um mundo inteiramente sustentável?
Parte das respostas se encontra hoje em nossas mãos. A formação dos jovens para uma sociedade cada vez mais complexa, em plena era do conhecimento, requer processos educativos eficazes e inovadores, capazes de estimular a construção de conhecimentos científicos, tecnologias sustentáveis, valores éticos e relações humanizadoras. Para desempenhar consistentemente esse papel, as universidades precisam ter percepção nítida das múltiplas demandas da sociedade e serem capazes de ultrapassar modelos cristalizados e de se reinventar para dar-lhes respostas efetivas.
A USF tem consciência clara de seu papel. Reconhece a responsabilidade que nasce cada vez que um jovem opta por realizar sua formação em um de seus cursos, trazendo para a instituição a esperança de realizar seu projeto de vida e seus anseios de um mundo melhor. Honrar a confiança desse jovem não permite meias respostas ou meias soluções.
Por essa razão, a Universidade São Francisco norteia-se pela busca da qualidade e da efetividade dos serviços prestados à comunidade assistência jurídica, assistência multiprofissional de saúde, apoio à formação de professores, cooperação com órgãos oficiais, atividades culturais e outros tanto quanto os serviços prestados diretamente ao aluno currículos atualizados, infraestrutura educacional adequada, docentes qualificados, estágios, intercâmbios e apoio à inserção no mercado de trabalho.
Com alegria e esperança, a USF abraça o compromisso de inovar em cada atividade de ensino, pesquisa ou extensão, aprimorando continuamente suas práticas educativas e articulando-se crescentemente com as comunidades em que está inserida, a fim de qualificar os jovens para a construção de uma sociedade sustentável e solidária.