O reitor da Universidade São Francisco, professor Héctor Edmundo Huanay Escobar, participou do ato de qualificação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICEs), com a Presidenta Dilma Rousseff, na Univali, em Itajaí-SC.
A solenidade reuniu autoridades do governo de Santa Catarina, ministros de Estado, prefeitos, senadores, deputados, reitores, professores e estudantes de ICEs. Na ocasião, a Presidenta Dilma, que foi homenageada com uma placa referente à Lei das Comunitárias, n.º 12.881/13, enfatizou a importância dessas instituições para o ensino brasileiro.
Para o reitor da USF, a nova lei, além de legitimar o papel desenvolvido pelas ICEs, possibilita a ampliação de recursos e ações em prol da sociedade. “A contribuição das Comunitárias à formação profissional, à pesquisa e à extensão é marcante ao longo da história da educação superior do país, sendo amplamente reconhecida pela sociedade”, comentou o reitor.
Sancionada no dia 13 de dezembro, a Lei n.º 12.881/13 estabelece as Instituições Comunitárias de Ensino Superior e prevê o acesso a recursos orçamentários e editais para o desenvolvimento de atividades de interesse público, além de outras parcerias que ainda precisarão ser regulamentadas para que sejam colocadas em prática.
Dentre os pioneiros pelo reconhecimento das Comunitárias, destaca-se o importante papel do Frei Gilberto Gonçalves Garcia, reitor da USF no período de 2002 a 2010 e atual presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Frei Gilberto foi convidado pelo Ministério da Educação (MEC) para compor o grupo de trabalho que irá traçar os termos da regulamentação para a obtenção, por parte das instituições interessadas, da qualificação de Universidade Comunitária.
O reitor da Universidade São Francisco, professor Héctor Edmundo Huanay Escobar, participou do IV Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores das Américas e Espanha, realizado na Universidade São Boaventura, em Bogotá, na Colômbia. O encontro reuniu representantes de Instituições de Educação Superior Franciscanas do Brasil, da Colômbia, do Equador, da Espanha, dos Estados Unidos e do México.
Entre os representantes, estiveram presentes o ministro-geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), Frei Michel Perry; o definidor-geral, Frei Nestor Inácio Schwerz; o reitor da FAE Centro Universitário, Frei Nelson José Hillesheim; o coordenador da Pastoral Universitária da USF, Frei Nilo Agostini; e os representantes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Mario José Knapik e Frei João Mannes.
O objetivo do evento foi congregar a comunidade educativa das instituições franciscanas das Américas e da Espanha para aprofundar o tema A Transformação da Cultura Cristiana na Universidade Franciscana. Da mesma forma, buscou promover a troca de experiências educativas e provocar a cooperação entre as instituições.
Como resultado dessa iniciativa, essas instituições deverão assinar um acordo que possibilitará o desenvolvimento de atividades de pesquisa conjunta, intercâmbio de professores e alunos, além da realização de cursos.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF manteve sua excelência na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada em dezembro de 2013. A instituição é a única do estado de São Paulo com conceito 6 em uma escala de 1 a 7 , sendo que somente três instituições públicas do país possuem o conceito máximo nessa área.
O Programa de Psicologia da USF é o único do país voltado à avaliação psicológica e segue quatro linhas de pesquisa: Construção, Validação e Padronização de Instrumentos de Medida; Avaliação Psicológica em Contextos da Saúde Mental; Avaliação em Psicologia Educacional; e Avaliação Psicológica no Trabalho. Sua estrutura é fundamentada em situações específicas, experiências e discussões teóricas a respeito da construção, do aprimoramento e da utilização de instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica e psicoeducacional.
A edição 2013 do Ranking Universitário Folha, realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, analisou 192 universidades em todo o país. Entre elas, a Universidade São Francisco conquistou o 2.° lugar no quesito “Pesquisa” e o 5.° em “Internacionalização”, entre as instituições privadas do estado de São Paulo, sendo considerada a 7.ª melhor em nível nacional, nas duas categorias.
O curso de Farmácia foi eleito o 5.° melhor do país, entre instituições públicas e privadas, no quesito “Avaliação de Mercado” baseado na pesquisa Datafolha, que entrevistou responsáveis pela área de recursos humanos de empresas que atuam nos setores dos cursos avaliados. O curso também divide a 2.ª colocação em avaliação do mercado, entre as instituições privadas do estado de São Paulo.
A campanha de vestibular 2013 da Universidade São Francisco ganhou mérito de prata na categoria Anúncio de Jornal no maior evento de publicidade de Campinas e região, o Mídia Festival, que nesse ano completou sua 23.ª edição.
A campanha da USF foi desenvolvida pela agência Portal Publicidade e abordou os três principais pilares da instituição: tradição, formação e profissionalismo. Sua veiculação ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2012 em mídias off-line e on-line nas regiões de Bragança Paulista, Campinas, Itatiba e São Paulo.
O evento foi organizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas e premiou desde peças publicitárias individuais a campanhas completas, em diversos formatos, como: vídeos, áudios, produções fotográficas, gráficas e visuais. Ao todo, foram mais de 500 trabalhos inscritos e cerca de 70 classificados nas categorias ouro, prata e bronze.
O coordenador do curso de Biomedicina da USF, professor Rafael Martins de Oliveira, recebeu a posse do cargo de 1.° Delegado de Bragança Paulista e região. Alunos do curso puderam assistir à cerimônia realizada no salão nobre do campus, com a participação da presidência e de representantes do Conselho Regional de Biomedicina.
Os alunos do curso de Medicina da USF Murilo Rocha Rodrigues e Daniela Tiemi Sato foram vencedores na 25.ª Jornada Paulistana de Atualização em Doenças Digestivas (Jopaddi). Os alunos encaminharam o trabalho Fígado Ectópico: Relato de um Caso e venceram como melhor trabalho escrito.
O evento foi realizado em Águas de Lindóia-SP e reuniu alunos, professores e médicos para promoção da atualização e aperfeiçoamento na área da saúde.
Alunos premiados: Paulo Pedroso da Silveira Júnior, Alice Moreira Dias, Daniela Tiemi Sato
e Murilo Rocha Rodrigues.
Pesquisa realizada no Laboratório de Investigação Médica (LIM) do curso de Medicina do campus Bragança Paulista recebeu o 1.° lugar como melhor trabalho na categoria Tema Livre Oral do XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado na cidade do Rio de Janeiro e promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
O trabalho intitulado Avaliação do Conteúdo e Padrão de Expressão Tecidual das Mucinas Ácidas em Segmentos Desprovidos de Trânsito Fecal Submetidos à Intervenção com Sucralfato: Estudo Experimental em Ratos tem a autoria dos professores José Aires Pereira e Carlos Augusto Real Martinez, com a colaboração dos alunos de Iniciação Científica Daniela Tiemi Sato, Murilo Rocha Rodrigues, Paulo Pedroso da Silveira Júnior e Alice Moreira Dias.
O estudo aborda a doença “colite de exclusão”, comum em pacientes que sofreram operação de derivação (desvio) do trânsito fecal no intestino grosso. Os mecanismos moleculares pelos quais a doença acontece são estudados no LIM desde 2006 e levaram os pesquisadores a usarem a substância sucralfato para o tratamento da enfermidade em ratos, obtendo resultados eficazes. Esse é considerado o primeiro trabalho na literatura mundial que utiliza tal substância no tratamento.
Sabendo que um curso bem avaliado pelo Ministério da Educação é diferencial para o mercado de trabalho, a USF promoveu uma campanha que reuniu professores, coordenadores e alunos participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A ação compreendeu atividades em sala de aula, palestras, o Programa de Leitura Especial Enade e uma gincana cultural entre os cursos envolvidos.
Durante a gincana, dividida em três etapas, os “enadistas”, dispostos em equipes, participaram de um teste on-line com 25 questões de múltipla escolha, do preenchimento de um questionário do estudante e de um jogo multimídia, realizado na quadra poliesportiva do campus Bragança Paulista.
Além de contribuir com o preparo do acadêmico para o exame, a ação integrou os estudantes por meio de atividades culturais e de entretenimento. “Com isso, esperamos que o espírito de equipe esteja também presente na realização do Enade, no qual os alunos irão mostrar o bom resultado obtido durante as etapas da campanha”, destaca Iara Andréa A. Fernandes, pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão.