A USF preocupa-se em oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos e, para isso, sabe da necessidade de investimento constante em seu corpo docente. Assim, busca contratar e manter profissionais renomados e com vivência de mercado. A instituição também mantém constante diálogo, o que propicia a melhoria contínua do trabalho desenvolvido.
De acordo com a Lei n.° 10.861, cada instituição de Ensino Superior, pública ou privada, deve constituir Comissão Própria de Avaliação (CPA), com destaque para os seguintes objetivos:
O objetivo principal da avaliação na Universidade São Francisco consiste em instituí-la
como prática permanente de autorreflexão e análise de suas ações, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos de planejamento e de decisão e para a criação de uma cultura avaliativa. Para que se atinja esse objetivo, em uma perspectiva participativa, o processo é conduzido por etapas, iniciando pela sensibilização da comunidade universitária, passando pelo diagnóstico, pela avaliação interna e externa e, finalmente, chegando à tomada de decisão e reavaliação de todo o processo.
Nesse sentido, um programa próprio de avaliação é fundamental para verificar a prática da missão institucional e a coerência das ações educativas ao Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Em 2013, foram realizadas as seguintes pesquisas:
Visando a proporcionar educação de qualidade a seus alunos, a USF se preocupa com a qualificação constante do seu corpo docente, por isso adota as seguintes políticas:
A tabela a seguir apresenta a titulação dos docentes da USF: