Em março de 2013, o Frei Fidêncio Vanboemmel – Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil –, por meio de carta encaminhada aos seus Confrades vinculados às Instituições de Ensino Superior Franciscanas, discorreu sobre a importância da responsabilidade evangelizadora dessas instituições. Na ocasião, fez-se um convite para que estas desenvolvessem uma visão antropológica que se inspirasse no rico patrimônio teológico, filosófico e místico da espiritualidade franciscana.
Assim, a USF oficializou a criação do Núcleo de Pastoral Universitária, que passou a atuar como uma assessoria da chancelaria em atenção aos apelos da Igreja e da Ordem Franciscana. No último Capítulo/Assembleia Provincial, a educação passou a compor uma das cinco frentes nessa missão evangelizadora.
Frei Nilo Agostini, coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, vem desenvolvendo e aprimorando a proposta de trabalho realizado na universidade, o que reforça a importância da Pastoral. “O termo ‘pastoral’ nos remete, enquanto instituição católica, a Cristo Bom Pastor, sendo pautada em princípios como cuidado, amor e dedicação, em um trabalho de equipe, construindo assim, juntos, os programas, as atividades e a própria tomada de consciência dos agentes e sujeitos da universidade”, destaca Frei Nilo. Essa ênfase no cuidado e na acolhida procura fazer com que cada pessoa não pense somente em si, mas preocupe-se com o próximo, em uma atitude fundamental de desvelo e solicitude.
No trabalho do Núcleo, é fundamental o envolvimento de alunos, professores e funcionários para a construção de uma “Universidade em Pastoral”, ou seja, uma instituição revestida de atenção e responsabilidade pelo outro.
A Pastoral Universitária, apoiada na missão e na experiência de São Francisco de Assis, realiza ações de formação humana e cristã, grupo de estudos, encontros, celebrações litúrgicas, entre outras. Por meio do Programa Paz e Bem, foram realizadas ações envolvendo a comunidade acadêmica.
No mês de abril, foram realizadas celebrações, encontros e confraternizações para comemorar a Páscoa. Na ocasião, funcionários, alunos e professores puderam compreender e viver o verdadeiro significado da data.
Em conjunto com freis franciscanos, durante o mês de outubro, foi celebrado o Dia de São Francisco de Assis. Com atividades e reflexões dedicadas ao patrono da instituição, alunos, professores e funcionários compartilharam esse momento.
Dando continuidade às ações do Dia de São Francisco de Assis, a instituição realizou a tradicional bênção dos animais. Em Itatiba, alunos e comunidade levaram animais de estimação para participar do momento de celebração.