Para a formação plena do cidadão, é indispensável o conhecimento de seus direitos e deveres, estabelecidos por lei, visando à igualdade social e coletiva. Fundamentado nessa premissa, o Programa Direito e Cidadania da USF atuou em diferentes atividades.
O curso de 40 horas foi direcionado para os alunos da graduação em Direito da USF, interessados em atuarcomo mediadores e conciliadores. Onze estudantes foram capacitados.
Periodicamente, a Universidade São Francisco realiza eventos na área de Direitos Humanos e Justiça para que, na prática, seus alunos possam aprender mais sobre situações corriqueiras no exercício da sua futura profissão.
Clique na imagem para ampliar.
Realizada no campus Itatiba, a I Semana Jurídica promoveu uma discussão sobre questões multidisciplinares a respeito da área penal.
Na ocasião, 150 pessoas assistiram a palestras que abordaram como são calculadas as penas no Brasil, sistema de proteção a testemunhas no contexto da persecução penal, perícias em áudio e vídeo considerando seus aspectos técnicos e legais e transição do Código de Menores para o Estatuto da Criança e do Adolescente na visão histórica.
O curso de graduação em Serviço Social da USF promoveu no campus São Paulo a I Semana do Serviço Social. O objetivo do evento foi instigar o debate entre alunos, profissionais e comunidade sobre questões relevantes nas abordagens de direitos humanos, étnico-raciais, drogas e saúde.
Os 40 participantes presentes no evento também discutiram os desdobramentos do Plano de Internação Compulsória do Governo do Estado de São Paulo e a importância do Serviço Social na realidade da capital paulista.
Realizado no campus Bragança Paulista, o evento promoveu a discussão sobre a relativização ou não da soberania do Estado e dos Direitos Humanos ante as novas situações que surgem no cenário jurídico pós-moderno.
Os debates reuniram 450 pessoas e abordaram os seguintes temas: o conceito de pós-modernidade no Estado contemporâneo, diálogos entre Direitos Humanos, Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional e os conceitos de Tribunal Internacional, além de oficinas relacionadas à segurança pública e oratória.
O campus Campinas reuniu 150 pessoas para o lançamento oficial do livro Petição de Herança, de Luiz Antônio Alves Torrano. O livro é a quarta obra do autor, que é mestre em Letras e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, mestre em Direito Obrigacional Público e Privado pela Unesp, doutor em Direito Civil pela PUC-SP, juiz de Direito em São Paulo e doutorando em Direitos Difusos pela PUC-SP.